Seja super bem vindo!
Eis o Pescaria, grupo literário pioneiro nas terras do Araras, hoje Varjota – Ceará.
Grupo de caráter cultural, primando as Letras, denominado Pescaria, cujo objetivo é pescar indivíduos às letras e artes, ofertando-os o alimento – o peixe – da liberdade, o saber.

Venha pescar e ser pescador (a) da literatura junto da gente.

terça-feira, 4 de março de 2014

Literatura Fantastica

Eis mais um tema, mais uma Pesca, mais uma Reunião.
Neste ultimo Sábado (01/03/2014), os Pescadores tiveram a difícil missão, de não passar o dia inteiro, falando sobre as intermináveis "coisas" existentes na Literatura Fantástica. 
(Agora imaginem o quão pior não é, para esse que vos escreve, resumir "tudo", em um artigo que não canse ,você leitor! rsk) 

Literatura Fantástica? 

Então, o que vem a ser? Pode-se resumir como qualquer literatura em que não se esteja, exclusivamente, falando da nossa "realidade".  Ela  engloba essencialmente três gêneros: Terror, Fantasia e Ficção-Cientifica. E cada gênero por si só já merece um estudo mais profundo.
É muito comum nesses tipos de historia termos a mistura de dois destes gêneros, já citados; A exemplo de historias que tem um tom de Fantasia ou Terror  e que se revelam, com o decorrer da trama, como obras magnificas de Ficção, e vice-versa. 

Pré-Conceito?

A Literatura Fantástica, no gênero de Fantasia (assim como nos outros) é cheia de metáforas e lições para a vida, o que a faz realmente aconselhável para jovens e adolescentes, principalmente por despertar a imaginação, característica desta fase; e isso faz dela uma leitura  muito mais eficiente do que um "Romance Clássico Nacional ".
Mas nem toda historia é destinada para crianças; infelizmente, os rótulos que os livros recebem hoje, são os principais culpados pela criação deste preconceito de "historias para crianças". E no fim, apenas pessoas que não conhecem esse tipo de produção literária, indicariam a uma criança, a leitura de uma historia sobre a batalha apocalíptica de anjos.

Escritores Nacionais?

Durante muito tempo, não se reconheciam os escritores nacionais deste gênero, e as próprias editoras fechavam as portas para essas obras. Felizmente, notamos hoje, um crescimento considerável, a ponto de já ser uma tendencia entre escritores e no mercado. 
Há também quem critique o gênero, mas, durante toda a infância, acompanhou as aventuras de uma boneca de pano e um sabugo de milho acompanhados de duas crianças e mais personagens do folclore nacional. Sim, Monteiro Lobato, pode ser considerado um dos grandes escritores nacionais. Uma das bases desse ramo literário é a valorização da mitologia, folclore e do sobrenatural, acrescentando assim mais um ponto positivo, para o incentivo a leitura.

Por fim...

Existem muitos mais aspectos que poderiam ser falados aqui, mas cabe ressaltar que:
-A Literatura Fantástica, não deve ser vista através de rótulos, e outras classificações, afinal você lê uma historia pelo que ela é, e pelo modo que ela te prende.
-Existem ótimas aventuras de escritores nacionais, e que se passam aqui no nosso belo país. Mesmo os mais críticos devem dar a chance de se aventurar por uma boa historia, afinal a leitura acima de tudo deve ser prazerosa.
-Este é um campo literário que vem ganhando uma grande força, o que mostra que é algo sério, e não mais uma historinha de modinha ou coisa do tipo. Por isso deixe sua imaginação se aventurar por aquilo que mais te agradar!

Nota do Autor:

Sim, eu sou fã confesso destes "gêneros", assim como de outros, e defendo acima de tudo que: você lê aquilo que te traz alguma coisa, algo que te faz feliz e por ai vai; assim, você não deve se sentir culpado só porque não leu um grande autor nacional. Cada leitor tem seus gostos e seus tempos de leitura. Assim fica o convite a se entreter cada vez mais com esses universos!
Não citei ou indiquei, diretamente, livros nem autores para que você se sinta a vontade para ir atrás e conhecer por si só o que está rolando por ai e se concentrar no que mais gostar. 
(ps: Assista o vídeo no Youtube)

Dicas e referencias:
http://www.youtube.com/watch?v=T96iTUbNGdc

http://alemdosoledalua.wordpress.com/2013/03/26/sobre-a-literatura-fantastica-e-a-essencia-nao-essencial-do-blog/comment-page-1/#comment-343

Nenhum comentário:

Postar um comentário