Seja super bem vindo!
Eis o Pescaria, grupo literário pioneiro nas terras do Araras, hoje Varjota – Ceará.
Grupo de caráter cultural, primando as Letras, denominado Pescaria, cujo objetivo é pescar indivíduos às letras e artes, ofertando-os o alimento – o peixe – da liberdade, o saber.

Venha pescar e ser pescador (a) da literatura junto da gente.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Carlos Drummond de Andrade


E na primeira pesca deste ano de 2014, realizamos também nosso primeiro estudo de autor; No ultimo sábado (dia 04/01), discutimos sobre a vida e a obra deste que sem duvida é um dos maiores escritores brasileiros, e que também serve de inspiração para muitos de nós e outros amantes das letras.

Um pouco de Drummond:
Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira do Mato Dentro - MG, em 31 de outubro de 1902. De uma família de fazendeiros em decadência, estudou na cidade de Belo Horizonte e com os jesuítas no Colégio Anchieta de Nova Friburgo RJ, de onde foi expulso por "insubordinação mental". De novo em Belo Horizonte, começou a carreira de escritor como colaborador do Diário de Minas, que aglutinava os adeptos locais do incipiente movimento modernista mineiro.
Ante a insistência familiar para que obtivesse um diploma, formou-se em farmácia na cidade de Ouro Preto em 1925. Fundou com outros escritores A Revista, que, apesar da vida breve, foi importante veículo de afirmação do modernismo em Minas. Ingressou no serviço público e, em 1934, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde foi chefe de gabinete de Gustavo Capanema, ministro da Educação, até 1945. Passou depois a trabalhar no Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e se aposentou em 1962. Desde 1954 colaborou como cronista no Correio da Manhã e, a partir do início de 1969, no Jornal do Brasil.

As "fases" do autor:
Apesar de ser reconhecido como um dos maiores representantes da segunda fase do modernismo brasileiro, seu trabalho vai muito além disso. É possível observar em sua obra algumas fases bem distintas como quando ele faz uso do poema-piada, utilizando de ironias e contradições; há também um momento mais socialista, facilmente observado, em que faz criticas a sociedade e ao sistema como um todo, outra fase marcante é sem dúvida seus momentos de amor e desilusão,vindo depois dessa ultima marcada pela critica a sociedade, encontramos em sua obra temas como morte,religião e amor(correspondido ou não).

O que os pescadores pensam:
A sua obra é, sem dúvida nenhuma, gigante; indo dos mais variados assuntos aos mais variados formatos, pois apesar de ser reconhecidamente um grande poeta ele possui ótimos trabalhos em prosa, definitivamente um grande escritor. 
Seu trabalho realmente precisa da leitura e releitura, e o mais interessante é que no fim você conhece Drummond sem saber que conhece Drummond, afinal quem nunca ouviu "E agora José?" ou "Tinha uma pedra no meio do caminho" ?E quem diria que "uma pedra num caminho" geraria polemica?
Mas todos tem aquela poesia que mais gostam e que indicaria, então como não podia faltar, essa é a dica deste pescador que vos escreve: "As Sem Razões do Amor",(procure ai e leia!)
Sendo assim:
Claro que para falar e conhecer mais desse autor e de sua obra é necessário bem mais espaço e muito mais tempo,mas esse já foi um resumo válido, agradecemos a você que leu até aqui, e esperamos também despertar em você a curiosidade para saber mais sobre ele e quem sabe achar aquela poesia que você tinha certeza de já ter visto em algum lugar.

P.S: Abaixo segue alguns links para quem quiser saber mais sobre Drummond [e uma observação especial: o ponto "Um pouco de Drummond" foi retirada do site: releituras.com, que também segue o link abaixo:]
http://www.releituras.com/drummond_bio.asp
http://www.carlosdrummond.com.br
http://carlos-drummond-de-andrade.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário