Seja super bem vindo!
Eis o Pescaria, grupo literário pioneiro nas terras do Araras, hoje Varjota – Ceará.
Grupo de caráter cultural, primando as Letras, denominado Pescaria, cujo objetivo é pescar indivíduos às letras e artes, ofertando-os o alimento – o peixe – da liberdade, o saber.

Venha pescar e ser pescador (a) da literatura junto da gente.

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Encontro literário com Gonçalo Ferreira da Silva


Sabia um pouco mais de Gonçalo Ferreira da Silva
BIOGRAFIA
Por Maria Isaura Rodrigues Pinto
Foto: cordelparaiba.blogspot.com
Poeta, contista e ensaísta, nasceu na cidade cearense de Ipu, no dia 20 de dezembro de 1937. Aos quatorze anos, vem para o Rio de Janeiro, onde, em 1963, publica, pela Editora da Revista Rural Fluminense, o primeiro livro: Um resto de razão, coletânea de contos regionais do Nordeste.
Tem início, em 1978, a produção de literatura de cordel, quando, ao realizar estudos sobre cultura popular, na Fundação Casa de Rui Barbosa, conhece o pesquisador Sebastião Nunes Batista e, em companhia dele, passa a frequentar a Feira de São Cristóvão.
Por ocasião da morte do amigo, em 1982, compõe, junto com Orígenes Lessa e outros poetas, o folheto A lamentação dos poetas na morte de Sebastião Nunes Batista, editado pela Casa de Rui Barbosa.

Domínio da forma
A obra poética, caracterizada pela beleza das imagens e pelo domínio da forma, reúne aproximadamente duzentos títulos publicados pelo autor. Os folhetos Um grande exemplo de Jesus e As bravuras de Justino pelo amor de Teresinha foram reeditados pela Tupyniquim; já Emissários do inferno na terra da promissão e Lampião, o capitão do cangaço, pela Queima Bucha.
De alcance temático amplo, a obra versa sobre lendas, crenças, romances, política, biografias, fatos circunstanciais e históricos, enriquecendo-se, em especial, com a presença de temas relacionados ao cangaço, à ciência e à filosofia.
O folheto biográfico Mahatma Gandhi lhe rendeu várias congratulações da Embaixada e do Consulado da Índia, tendo sido traduzido para o alemão e para o inglês. Publicou, pela Milart, três livros sobre literatura de cordel: Vertentes e evolução da literatura de cordel (1999), O fenômeno Athayde e outros ensaios (2004) e Lampião - A força de um líder(2005).
Ainda pela mesma editora, veio a público uma coletânea de cordéis curtos, Florilégios da literatura de cordel (1999). Além disso, tem artigos esparsos em revistas, jornais e anuários acadêmicos. Hoje, presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, responsabiliza-se pela preservação do acervo da Casa de Cultura São Saruê, em Santa Teresa, mantendo o ofício de poeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário