Seja super bem vindo!
Eis o Pescaria, grupo literário pioneiro nas terras do Araras, hoje Varjota – Ceará.
Grupo de caráter cultural, primando as Letras, denominado Pescaria, cujo objetivo é pescar indivíduos às letras e artes, ofertando-os o alimento – o peixe – da liberdade, o saber.

Venha pescar e ser pescador (a) da literatura junto da gente.

sábado, 4 de janeiro de 2014

Tropicalismo

Nossa iniciativa como grupo literário é estudar e produzir cultura. Como tema da nossa sétima Pesca, realizada no dia 28 de Dezembro de 2013, abordamos o Tropicalismo, movimento divisor de águas no Brasil. Caracterizado principalmente pela mistura e experimentação. 

Por que o nome e quando surgiu?

O tropicalismo teve uma curta duração, de 1967 até 1968, mais sendo de grande significação para a produção de arte subsequente. A origem do nome deriva de uma obra do artista plástico Hélio Oiticica e de uma música de Caetano Veloso, ambas como o nome de “Tropicália”. A apresentação ao publico de fato veio em 1967 com as participações de Caetano e Gil, maiores nomes do Tropicalismo, no III Festival de Música Popular Brasileira da TV Record. Em 1968 tendo a prisão de Caetano e Gil, o tropicalismo foi abafado.  

Quais eram suas propostas? 

Foto da capa do disco Tropicália ou Panis et Circenis
O movimento se propôs a mistura do nacional com o internacional à criação de um novo jeito de se fazer música, de fazer arte e de se comportar. Caetano Veloso em seu livro Verdade Tropical define o tropicalismo em: sincretismo. Era misturar Folclore x Internacional, Erudito x Cultura de massa, Bossa x Rock ‘n Roll. De fato era uma revolução não só como fazer música, como também em se vestir e se portar. Não era só a inclusão da guitarra elétrica, eram as roupas coloridas, era o rebolado de Caetano. Criticados por vezes por não assumirem uma postura esquerdista em plena ditadura, mas mantiveram sua própria maneira de protestar. Fazendo o novo, quebrando as formas vigentes, não à toa Gil e Caetano foram exilados.


A Literatura e o Tropicalismo
 
A literatura esteve presente junto aos tropicalistas, principalmente com o contato deles com Oswald de Andrade. Eles “devoraram” a ideia do Manifesto Antropofágico, porém em novo contexto, aplicando e ampliando-a. O tropicalismo teve grande influência e participação na poesia concreta, entre os nomes do Concretismo no movimento, Augusto de Campos, este responsável por aproximá-los de Oswald.    

Curiosidade 

Ao longo da história existiu certo desafetos entre alguns cantores cearenses e os tropicalistas. Isto é bem visível em várias composições de Belchior, que chegou a declarou: "Os tropicalistas era rapazes coloridos que gostavam de rebolar." No entanto, tal desentendimento deu-se em um período pós auge tropicalista em meados de 1974, aproximadamente.

O que os Pescadores dizem? 

Em nossa discussão sobre o movimento tropicalista, percebemos a influência que esse nos trouxe a produção da música atual, como também na própria estética e comportamento. A inovação e o experimentalismo pregados por eles proporcionou a diversificação da música brasileira posterior. Talvez sem eles, por exemplo, o movimento Manguebeat não teria ocorrido em recife. Além do mais, a poesia concreta evolui nas composições, o Tropicalismo não só representou, como somou e fez à sua cara.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário