Seja super bem vindo!
Eis o Pescaria, grupo literário pioneiro nas terras do Araras, hoje Varjota – Ceará.
Grupo de caráter cultural, primando as Letras, denominado Pescaria, cujo objetivo é pescar indivíduos às letras e artes, ofertando-os o alimento – o peixe – da liberdade, o saber.

Venha pescar e ser pescador (a) da literatura junto da gente.

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Arcadismo

Tivemos como tema da décima segunda pesca o Arcadismo. Movimento puramente poético e posterior ao Barroco e iniciado no século XVIII, o conteúdo da nossa conversa sobre o mesmo está aqui em rápidas linhas, tenha uma boa leitura.  

Nomes
O termo Arcadismo deriva de Arcádia região do sul da Grécia, nomeada assim em referência ao semideus Arcas e onde o deus Pan morava. O Arcadismo também é conhecido por Neoclassicismo e Setecentismo, devido à busca de conceitos clássicos da cultura greco-romana e também renascentistas e pelo movimento ter sido iniciado nos início dos anos de 1700, respectivamente.
               
Contexto histórico

No século XVII nasce o Iluminismo na Inglaterra o qual ganha força na França no século XVIII, trazendo em si a ideia de que a razão se sobreponha a fé, tendo o homem o controle de seu destino. O Iluminismo defendia uma sociedade mais igualitária e esclarecida por intermédio da razão. A Revolução Industrial também do século XVIII traz a ascensão burguesa e o declínio da aristocracia, êxodo rural, avanço científico tecnológico, uma classe assalariada e a possibilidade de crescimento pelo trabalho, não mais uma sociedade completamente estratificada e engessada. Tais acontecimentos marcam as características do movimento Árcade.  
                  
Características

Se contrapondo ao Barroco, o Neoclassicismo propunha uma linguagem mais simples, a preferência da vida no campo, da racionalidade invés da fé. Era uma arte direcionada a burguesia, não mais a aristocracia.
Temos como características:
·         Bucolismo - a busca por uma vida pastoril
·         A exaltação da natureza
·         Amores tranquilos
·         Utilização de mitologia pagã
·         Versos curtos e brancos
·         Espontaneidade dos sentimentos
·        A incorporação de termos latinos. Ex: Carpe Diem


Os poetas árcades são considerados fingidores poéticos por escreverem sobre temas não correspondentes com a época, principalmente por essa reinvenção do Classicismo.

No Brasil

O Arcadismo é inicializado no Brasil a partir da publicação de “Obras”, de Cláudio Manuel da Costa, em 1768. Principais nomes do Arcadismo brasileiro são: José Inácio de Alvarenga Peixoto, Frei José de Santa Rita Durão, Manuel Inácio da Silva Alvarenga, José Basílio da Gama, Cláudio Manuel da Costa Tomás Antônio Gonzaga. Alguns adotavam pseudônimos associados à mitologia. O movimento esteve fortemente relacionado à Inconfidência Mineira, a maioria dos escritores eram mineiros de Vila Rica, atual Ouro Preto, e participaram também desse episódio da nossa história.


O que os pescadores dizem

Foi um dos movimentos mais bonitos ocorridos no Brasil, pelos temas abordados e da simplicidade aplicada na escrita e os ideais carregados em si, além de ter sido também parte integrante da vida política e histórica no nosso país já com ideias de independência. E apesar de curto o período, a escola foi importantíssima para quebrar conceitos da escola barroca e introduzir o romantismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário