Seja super bem vindo!
Eis o Pescaria, grupo literário pioneiro nas terras do Araras, hoje Varjota – Ceará.
Grupo de caráter cultural, primando as Letras, denominado Pescaria, cujo objetivo é pescar indivíduos às letras e artes, ofertando-os o alimento – o peixe – da liberdade, o saber.

Venha pescar e ser pescador (a) da literatura junto da gente.

sábado, 11 de janeiro de 2014

9ª Pesca Literária


9ª Pesca literária. De fato, o grupo literário Pescaria toma corpo e nesses quase 3 meses de encontros, discussões e muito aprendizado, muita coisa já fica de legado aos que vem por aí, não só na literatura, mas nas artes. Nesses 9 encontros, 20 pessoas já pescaram com a gente e outras centenas já conhecem este trabalho dissipado principalmente por este blog.
Seja você, assim, convidado a ajudar a gente nisso também.

Não somos um grupo fechado, muito menos liderado por alguém. O que nos lidera é a nossa ideologia proposta em nosso estatuto, construído e debatido por mais de uma dezena de pescadores. Assim, seja convidado a nos conhecer e a ser parte deste movimento pioneiro da cidade de Varjota e região Norte do Ceará, se não do Estado.

Como dito por Regina Fiúza, membro da Academia Cearense de Letras, o Ceará ao longo de sua história, seus grandes movimentos culturais, principalmente o das Letras tiveram êxito a partir da formação de Grupos, como o Grupo Oiteiros, Academia Francesa do Ceará, Clube literário, Padaria Espiritual, Academia Cearense de Letras, Grupo Clã, entre outros. E sem querer, mais sem querer mesmo!, o Pescaria foi formado, e n'um é que é verdade essa tal história de grupos. É incalculável o crescimento dos autores e apreciadores da arte, desde sua participação nas Pescas.

Bem... na manhã deste sábado, 11 de janeiro de 2014, muitas águas rolaram em mais uma Pesca, com a presença inédita do acadêmico de Ciências Contábeis da UVA, Samuel Ximenes. 
O tema de estudos, como de costume a cada semana, nessa foi a Padaria Espiritual, movimento literário-cultural do fim do século XIX em Fortaleza, que originou a primeira Academia de Letras do Brasil, a Cearense e principal influenciador para o surgimento do Pescaria, não na sua ideologia, mas na sua organização. Além disso, foi o primeiro movimento no Brasil com preceitos modernistas, 30 anos antes da Semana de Arte Moderna de São Paulo, em 1922, marco inaugural do modernismo no Brasil. Em distintos momentos houve espaço para outros temas como a leitura da literatura escancarada de Charles Bukowski, a poesia de Álvares de Azevedo, além de outros assuntos como DollMakers. A já esperada apresentação de peixes e por último o desafio semanal, com a produção de um acróstico a partir de um tema proposto por outro pescador, a partir de um sorteio.

Eis a 9ª Pesca. Eis o Pescaria, que desde já convida você a fazer parte da gente.

Conheça-nos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário