Seja super bem vindo!
Eis o Pescaria, grupo literário pioneiro nas terras do Araras, hoje Varjota – Ceará.
Grupo de caráter cultural, primando as Letras, denominado Pescaria, cujo objetivo é pescar indivíduos às letras e artes, ofertando-os o alimento – o peixe – da liberdade, o saber.

Venha pescar e ser pescador (a) da literatura junto da gente.

domingo, 19 de janeiro de 2014

Crônica Nacional

E como já é rotina do Pescaria, no sábado 18 de Janeiro, nosso alvo de estudo foi sobre o gênero textual crônica, com enfoque na Nacional, onde foi discutimos suas principais características e os cronistas brasileiros mais conhecidos. 
Continue lendo e assim você irá perceber que simples fatos cotidianos que passam despercebidos a nossos olhos se transformam em textos incríveis de serem lidos.

O que é Crônica? 
Foto: portaldoprofessor.mec.gov.br
A crônica é um gênero textual que se oscila entre literatura e jornalismo que costuma ser vinculada em jornais e revista antes de serem publicadas em livros. A crônica é resultado de uma visão pessoal do cronista diante de um fato qualquer do cotidiano ou eventualmente colhido de um noticiário. Quase sempre expressa humor, mesmo que por outras vezes demonstre conteúdos mais sérios com tons de ironias e criticas, mostrando diferentes ângulos, os sinais da vida que diariamente nós deixamos escapar da nossa observação.

Características:
-Narração curta;
- Descreve fatos da vida cotidiana;
- Pode ter caráter humorístico, crítico, satírico e/ou irônico;
- Possui personagens comuns;
- Segue um tempo cronológico determinado;
- Usa sempre um tema específico (esporte, religião, sociedade, etc);
- Uso da oralidade na escrita e do coloquialismo na fala das personagens;
- Linguagem simples.

Principais cronistas nacionais:
-Machado de Assis;
-Carlos Drummond de Andrade;
-Rubens Braga;
-Fernando Sabino;
-Rachel de Queiroz;
-Luís Fernando Veríssimo;
-Pedro Bial;
-Arnaldo Jabor.

O que os Pescadores dizem?
A crônica é uma narrativa que relata fatos cotidianos com humor ou ironia/crítica que por muitas vezes passa despercebidos aos olhos de seus leitores. A crônica mantém um diálogo com o próprio autor, normalmente as crônicas são curtas com poucos personagens que com limitações entre espaço e tempo. E um gênero onde, nós pescadores, a cada dia buscamos nos aprofundar mais, já que é um gênero extremamente interativo com o público e que possibilita a apresentação de uma forma direto do que procuramos mostrar, assim a sua popularidade. 

Referências
- CEREJA, W. R.; MAGALHÃES, T.C. Texto & Interação uma proposta de produção textual a partir de gêneros e projetos. São Paulo: Atual 2009. 220p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário